top of page
BG.png
ARQUITETURA INTELIGENTE

Deixa a Arquitetura te Surpreender!

  • Isis Tubino Latorre

Muito Prazer, Sou um ARQUITETO!

Quando se fala em construir, reformar ou decorar muitas são as nossas preocupações. É preciso escolher um bom terreno, pensar em uma boa estrutura, em um bom projeto, materiais, revestimentos, mão-de-obra... São muitos os fatores e todos são indispensáveis para o bom andamento da sua obra. Seja como for, existe um profissional capacitado para auxiliar você em todos esses processos: o arquiteto.

Mas por que eu devo contratar um arquiteto?

De que forma o arquiteto pode me ajudar?

A resposta é simples: PLANEJAMENTO. O arquiteto é um profissional capacitado a auxiliar você desde a assessoria até a entrega da sua obra. Aí você pode se perguntar: E o engenheiro? Devo escolher entre contratar um arquiteto OU contratar um engenheiro civil? A resposta é NÃO. Vamos começar esclarecendo as atribuições de cada profissional:

Arquiteto X Engenheiro Civil

O arquiteto é o profissional que idealiza e elabora o projeto, podendo também se responsabilizar pela execução da obra.

O engenheiro civil é responsável pelos cálculos estruturais e também pode atuar como responsável pela execução.

São profissionais com FUNÇÕES DIFERENTES, mas que devem TRABALHAR JUNTOS, pois assim haverá a compatibilização dos projetos e muitos imprevistos durante a execução poderão ser evitados.

O projeto arquitetônico é indispensável para a realização da obra. O arquiteto é o único profissional com habilitação para elaborar esta tarefa. Além disso, poderá ainda coordenar e/ou realizar alguns dos projetos complementares, como hidrossanitário, elétrico, de climatização e outros. Portanto, tem competência para idealizar e acompanhar os processos desde a estrutura até o interior.

Soluções únicas

O arquiteto compreende as necessidades, vontades e desejos de cada cliente e cria soluções espaciais únicas. É capaz de aliar funcionalidade, conforto ambiental e estética com um orçamento controlado e planejado.

Pense na sua última reforma e na quantidade de material que você comprou a mais ou a menos, gerando custos extras e perda de tempo. Pense ainda nos imprevistos que podem acontecer devido à falta de planejamento ou à contratação de mão-de-obra desqualificada. Somente o arquiteto pode garantir que você tenha certeza do resultado final para que tudo saia exatamente como você gostaria. É uma relação de extrema CONFIANÇA.

Para a cidade e para todos

Não podemos nos esquecer da importância dos arquitetos para as CIDADES! É preciso que cada construção esteja em harmonia com o local onde está inserida. Fica fácil comprovar essa importância quando vemos casos de construções totalmente destoantes em relação ao seu entorno, seja pela cor, pela forma ou pelo tamanho. Não esqueça que, apesar de você ser o dono da sua casa, ela está situada em um terreno, numa quadra, numa rua de uma cidade e passará a fazer parte da leitura visual daquele lugar. Precisa, por tanto, estar em harmonia com o mesmo.

Responsabilidade legal

Depois de elaborado o projeto é preciso que ele seja aprovado perante os órgãos competentes (prefeitura, bombeiros). O arquiteto fica responsável por essa etapa importante antes de dar início às obras. Essa função é de extrema RESPONSABILIDADE!!! A não contratação de um profissional qualificado para se responsabilizar pelo seu projeto e pela sua obra pode trazer sérias consequências, pois cairá sobre você, proprietário, toda a responsabilidade caso haja algum problema. Além disso, você poderá responder criminalmente por exercício ilegal da profissão.

​​

“Mas eu ainda não posso pagar um arquiteto”

Ok. Pense no valor total que sairá a sua obra. A contratação do arquiteto representa uma porcentagem mínima em relação ao valor total que será gasto na execução, desde os materiais até a mão-de-obra. Você já pensou, por exemplo, no quanto vai economizar sabendo a exata quantidade de material que deve comprar? Por isso, pense no arquiteto como um INVESTIMENTO, pois você terá a GARANTIA DA QUALIDADE que deseja.

Contrate um arquiteto e você não vai se arrepender, mas lembre-se de procurar por profissionais qualificados e devidamente registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. Pesquise e procure pelo profissional que vai atender às suas expectativas da melhor forma possível!

Bom projeto e boa obra!!

Related Posts

See All
Post
bottom of page