Terraço Jardim: O Que é e Como Fazer!

08.05.2018

Nas áreas urbanas, assim como nas cidades em rápido crescimento, cada vez mais as pessoas estão ficando limitadas na quantidade de espaço que elas têm.

 

Se você está ficando sem espaço, ou se você quer um espaço ao ar livre, então você pode considerar a criação de um terraço jardim.

 

Os terraços jardim são a maneira ideal para um jardineiro urbano expandir seu espaço. Os jardins de telhado também fazem bom uso daquele espaço que é frequentemente não utilizado e acaba sendo desperdiçado.

 

Exemplo de jardim de telhado na Holanda.

Imagem: www.dinajegorova.com

 

 

Benefícios do Terraço Jardim

 

 

Isolamento - telhados verdes são brilhantes no isolamento, mantendo o calor fora e o ar fresco dentro. Além de mais conforto, este fator praticamente extingue a necessidade do uso de ar condicionado;

 

 

O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;

 

 

 

Tendo mais vegetação na propriedade, você poderá ter o seu próprio jardim de ervas;

 

Jardins atraem abelhas e borboletas, desta forma trazendo vida para seu espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: 1 - Pinterest | 2 - Pinterest

 

 

Como Fazer um Terraço Jardim

 

 Descubra o que diz a legislação local, as regras de propriedade de aluguel ou os regulamentos da associação de proprietários de residências. Jardins de telhado podem ser proibidos ou requerem tratamento especial e é sempre bom entender esses fatores antes de gastar tempo e dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: 1 - Pinterest | 2 - Pinterest

 

 Envolva um arquiteto ou engenheiro civil o mais rápido possível. Você precisará deles para dizer se o prédio é seguro para construir um jardim no telhado. Alguns edifícios simplesmente não foram projetados para suportar o peso adicional que um jardim no telhado acrescentaria. Outros edifícios até poderiam aguentar o peso extra, mas em uma quantidade limitada. Um profissional qualificado deve saber se esse é o caso do seu prédio. Um arquiteto ou engenheiro civil devem ser capazes de dizer quantidades precisas de peso e os lugares onde eles podem ser adicionados.

 

 Mesmo que o seu edifício possa estruturalmente suportar o peso extra, tente usar o menor peso possível. Utilize metal, alumínio, plástico, fibra de vidro, decks ecológicos e evite usar pavimentação. Use um solo de envasamento leve em vez de solo comum de jardim. Use materiais mais leves especialmente feitos para a drenagem, em vez de pedras ou cacos de cerâmica.

 

 

 Saiba que o seu jardim no terraço será consideravelmente mais ventoso do que um jardim normal. Por isso você vai precisar incorporar quebra-ventos em seu projeto. Tente usar treliças ou algum outro quebra-vento treliçado. É mais efetivo construir quebra-ventos quem atrapalhem o fluxo do vento, em vez de tentar pará-lo completamente.

Sendo sólidos, os quebra-ventos têm mais tendência a serem derrubados por ventos fortes do que aqueles que permitem o fluxo. Além disso, você não vai querer eliminar o fluxo de vento, apenas diminuí-lo.

 

Imagem: Pinterest

 

Pense em como você vai levar água para o seu jardim no terraço. Seu terraço jardim vai precisar ser regado com frequência em climas quentes. Considere ter uma sistema de armazenamento de água embutido ou uma sistema de irrigação automático instalado.

 

Se você tem essas coisas em mente, vai descobrir que o jardim no telhado pode ser um ótimo lugar para você fugir.

 

A estrutura básica de jardim no terraço consiste de vegetação, mulch, substrato, filtro, drenagem, isolamento termico, hidroizolação e membrana anti- raiz.

 

Componentes de estrutura depende do construção no telhado e tipo de superfície planejada. Você tem que ter em mente como coletar a água da chuva e optar pela forma mais adequada de construção especial para pavimentação e decking.

 

 Imagem: www.dinajegorova.com

 

 

Você tem um terraço jardim em casa? Mande uma foto pra gente!!

 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

 

Please reload